um blog de inspirações e expirações

31.1.15

livros lidos em 2014


2014 foi um ano em que li pouco: 35 livros. Tá, não é pouco para muitas pessoas, mas para quem é leitor constante não é uma marca assim tão legal. Eu sou super competitiva comigo mesma e a cada ano eu penso em superar a marca do anterior. Em 2013 eu li 42 livros, ou seja, em 2014 eu fracassei. Não vou entrar no meu próprio guiness haha. Por outro lado, a maioria dos livros lidos é boa. Só apareceu um ou outro livro ruim e outros dois que não são exatamente ruins, apenas não são memoráveis (no sentido literal: não lembro qual é a história deles). Vou citá-los mais para a frente.

Comecei o ano lendo um Jojo Moyes: A garota que você deixou para trás. Achei fabuloso, apenas amei <3 É ambientado na 2ª Guerra Mundial – só isso é motivo suficiente para eu me interessar – com direito a casais que se separam e generais que se apaixonam e assim permanecem a vida inteira. É um livro lindo e eu comecei o ano muito bem com 5 estrelas! O segundo Jojo que li, lá em setembro, foi Como eu era antes de você e digo logo que não gostei. Achei a protagonista muito egoísta por querer dissuadir o Will a desistir de seus planos. Will é tetraplégico e decidiu que ia se suicidar (suicídio assistido numa clínica “especializada”). Eu consegui entender o lado dele sobre como deve ser horrível e difícil não poder fazer mais nada por conta própria. Aí aparece a mocinha: “Você tem que continuar sua vida miserável porque eu te amo!”
Ah vá, garota egoísta, isso não é argumento! Isso não é amor, é egoísmo. Não curti por causa disso, mas tem umas partes bem legais e a Jojo escreve muito bem, então dei 3 estrelas para ele. Nota: não entendo como "Como eu era antes de você" tem nota maior que "A garota que você deixou para trás". INJUSTIÇA DEFINE.

Li dois Marian Keyes: A estrela mais brilhante do céu e Chá de Sumiço. Ambos muito bons, sendo o primeiro um pouquinho melhor. Não gosto muito dessas frescuras de mulheres retratadas nos chick lits, mas acho que ela é a única autora do segmento que eu “sempre leio de vez em quando”.

O histórico infame de Frankie Landau-Banks era um livro que eu estava ansiosa para ler e acabei me decepcionando um pouco. A ideia é super bacana e original, mas a teimosia das pessoas (personagens) tem o poder de estragar tudo, inclusive um livro que poderia ser ótimo, pff. Outro que eu também queria ler e depois fiquei com a sensação de tempo perdido foi Como dizer adeus em robô. Gente, esse título é genial, mas o livro é bem mais ou menos. Sob o céu de agosto e O céu dos suicidas são 2 livros que marquei com 3 estrelas, mas não lembro do que se tratam, precisei ler a sinopse para lembrar (são os tais “não memoráveis” que citei no início do post). O único livro que dei apenas 1 estrela foi Resposta Certa, do David Nichols. ACHEI PÉSSIMO, assim em maiúscula mesmo. Detesto historias onde o protagonista é sempre inútil e faz cagada o tempo inteiro. Ninguém faz cagada o tempo inteiro, gente! Achei forçado demais. Aliás, só dei uma estrela porque não tem como dar estrela negativa.

A idade dos milagres e Amanhã você vai entender entraram para os melhores do ano com 5 estrelas douradas. Nem tinha por onde decepcionar: o primeiro é uma distopia e o segundo trata de viagem no tempo. Só amor, hein? Não vou falar muito sobre eles aqui porque vai ter post sobre (com 1 ano de atraso mesmo porque 2014 foi um ano cruel para este blog).

Sangue na primavera foi um livro que me enganou. Eu tinha um epub aqui chamado Flores Caídas no Jardim do Mal e eu pensei “Nossa, que título ótimo! Esse negócio meio Baudelaire, curti.”. No fim, esse título é o de o Portugal (mil vezes melhor que o brasileiro) e não tem nada de Baudelaire: é um livro policial com direito a bombas e terroristas que na verdade é o quarto de uma série (de cinco livros) que leva o nome da protagonista Malin Fors, da qual eu nunca tinha ouvido falar ¯\_(ツ)_/¯ Ou seja, li errado e pelo fim, mas é bom e é sueco (história sueca: sempre vou dar uma chance por motivos de Lisbeth Salander). Valeu 4 estrelas.

Mais pro final do ano, entrei numa vibe de livros de terror: Os três, Noite Polar, Horror em Amityville, Salem e O bebê de Rosemary. Dentre esses, Noite polar foi o melhor: terror com direito a muito frio, um fantasma e cachorros (!). Parece uma combinação esquisita, mas deu bastante certo haha.
Apesar de ter lido menos do que gostaria, o balanço final foi bom porque qualidade é melhor que quantidade (embora eu prefira qualidade AND quantidade haha). 


Você pode acessar a lista completa no meu perfil do Skoob 
OU
ver a lista aqui mesmo. Por ordem cronológica e com classificação:


A Garota Que Você Deixou Para Trás (Jojo Moyes) 
A Estrela Mais Brilhante Do Céu (Marian Keyes)
A Desconstrução De Mara Dyer (Michelle Hodkin) ☆ > tem post aqui
Tormento (John Boyne) 
Sob O Céu De Agosto (Gustavo Machado)
O Histórico Infame De Frankie Landau-Banks (E. Lockhart)
A Idade Dos Milagres (Karen Thompson Walker) 
Sangue Na Primavera (Mons Kallentoft) 
Desastre Iminente (Jamie Mcguire) 
A Mulher Que Matou Os Peixes (Clarice Lispector) 
A Probabilidade Estatística Do Amor À Primeira Vista (Jennifer E. Smith) 
O Fantasma De Canterville (Oscar Wilde) 
Não Conte A Ninguém (Harlan Coben) 
A Incrível E Triste História Da Cândida Erêndira E Sua Avó Desalmada (Gabriel García Márquez) 
Amanhã Você Vai Entender (Rebecca Stead) 
O Apanhador De Sonhos (Stephen King) 
O Céu Dos Suicidas (Ricardo Lísias) 
1q84 – Livro 3 (Haruki Murakami) 
Como Eu Era Antes De Você (Jojo Moyes) 
Resposta Certa (David Nichols) 
Grafitti Moon (Cath Crowley) 
Lugar Nenhum (Neil Gaiman) 
Como Dizer Adeus Em Robô (Natalie Standiford) 
Chá De Sumiço (Marian Keyes) 
Os Três (Sarah Lotz) 
Noite Polar (Michelle Paver) 
Dentes Guardados (Daniel Galera) 
Cartas De Amor Aos Mortos (Ava Dellaira) 
Os Deixados Para Trás (Tom Perrotta) 
Horror Em Amityville (Jay Anson) 
Salem (Stephen King) 
A Extravagância Do Morto (Agatha Christie) 
Extraordinário (RJ Palácio) 
O Bebe De Rosemary (Ira Levin) 
O Menino Que Via Demônios (Carolyn Jess-Cooke) 

38 comentários:

  1. Four, acredite,,, 35 livros é bastante! Haha ser competitivo é bom, mas não se cobre tanto ok?
    De toda a sua lista tem só dois livros aí que eu já li! Não conte a Ninguém e Extraordinário, ambos são muito bons mesmo e espero que você tenha gostado, mas se a gente for colocar numa competição Extraordinário ganha de lavada, meu Deus como esse livro é lindo!

    Espero que 2015 seja mais produtivo para você em questão de leituras haha :3
    AH, só pra avisar eu mudei de blog haha agora você me encontra no
    alessandracsrocha.wordpress.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha, eu sei, Alê.
      me acho louca por ficar me cobrando, mas não resisto! Querer ultrapassar a marca do ano anterior é muito tentador hahahahah

      obrigada por avisar o novo link.
      bj

      Excluir
    2. Sei o que você quer dizer com o número de livros lidos ano passado, aconteceu o mesmo comigo. Tanto minhas leituras, quanto meu blog padeceram em 2014 T.T Não podemos deixar isso acontecer esse ano, hein...

      Fiquei curiosa pra ler os livros da Jojo e fazer um comparativo, o que você menos gostou é o mais elogiado. Fiquei com vontade de ler também A idade dos milagres e Amanhã você vai entender, por motivos de: 1.amor distopias e 2. VIAGENS NO TEMPO <3

      Beijos,
      Gabi | Vida de Bookaholic

      Ps.: Tô aqui juntando os caquinhos do meu coração que explodiu de tanto amor quando abri o blog e vi que você trocou o lay de novo, tá ainda mais lindo.

      Excluir
    3. É verdade, baita injustiça "como eu era antes de você" ser o queridinho da Jojo -_-
      Mas eu, normalmente, tô fora da curva e vou sempre na contra-mão dos outros mesmo hahahahaha

      Distopia e viagem no tempo <3<3<3 Os dois são ótimos, mas arrisco dizer que "Amanhã você vai entender" é um tico melhor que "A idade dos milagres", mas são perfeitos!

      Meu coração é que fica em caquinhos quando alguém elogia um layout meu hahaha
      Obrigada <3
      Espero sossegar pelo menos um pouco com esse hahaha
      bj bj

      Excluir
  2. Gabi, eu queria muito falar com você sobre desing de blogs, como faço pra entrar em contato contigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela página de contato, Elisa. Lá tem o formulário e também tem meu email (:
      bj bj

      Excluir
  3. Eu estou quase terminando de ler "A desconstrução de Mara D'' e estou surtando! Muito perfeito. Pretendo fazer resenha lá no meu blog em breve. Como eu era antes de você é um livro lindíssimo ♥ Desastre iminente é muito bom (ai, ai Travis)
    Agora vou calar a boca (ou para de digitar né ) se não fico aqui até amanhã.
    http://atraficantedelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, TRAVIS MADDOX <3 hahaha
      nem falei desse livro, mas também gosto bastante de Belo Desastre. Curti a versão do Travis também.

      bj bj

      Excluir
  4. Oiiiieee. Saudade dos seus posts.
    Em 2014 eu também li muito pouco, 27 livros, mas mesmo assim fiquei feliz com o número já que, sendo o primeiro ano da faculdade, foi bem difícil manter o ritmo. Eu também li Como eu era antes de você e não gostei nem um pouco!!! Mas minha opinião é diferente da sua. Achei egoísmo sim, mas da parte dele. Consegui entender o ponto de vista dele, mas sofri por ela. Achei o final trágico. Enfim, não gostei do livro. E por isso até hoje sinto um certo receio de ler A garota que você deixou pra trás mas agora, sabendo que se passa na segunda guerra mundial, me bateu uma curiosidade. Quem sabe eu não dê uma chance. kkk Depois dessa da Jojo Moyes o único outro que li em comum com você foi Extraordinário e também dei cinco estrelas. Aiii que livro incrível!!!! Muuita vontade de ler Castas de amor aos mortos hein. kk Adorei o post.

    Beijooos
    Blog
    YouTube 
    Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Patriny
      É verdade, com facul fica bem difícil ler muita, principalmente quem faz cursos onde precisa ler muito material didático.

      Acho que somos a exceção, visse? Todo mundo ama esse livro da Jojo hahaha
      bj bj

      Excluir
  5. Quantos livros!!! Eu não tenho o hábito de ler assim, mas estou tentando mudar isso. ;)
    Li agora no final de janeiro Extraordinário. E amei! *_*
    Vou dar uma procurada nos livros que você mais gostou e ver se pego pra ler também.

    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê
      Extraordinário é realmente muito bom, não sei pq não falei dele no post.
      Sempre tenho receio quando o livro tem um tema assim, tenho medo de ser dramalhão hahaha Mas ultimamente tenho me surpreendido bastante.
      bj bj

      Excluir
  6. Acho que de todos, só li Extraordinário, e super recomendo para qualquer pessoa que me pergunta sobre. O livro é incrível e eu me apaixonei por ele logo de cara. Vou dar uma pesquisada sobre os outros, me interessei.

    Caligrafando-te

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Kelly, é um livro muito bom. Inclusive assim marquei "lido" no skoob, me perguntaram sobre ele... Eu também super recomendo (:
      bj bj

      Excluir
  7. Oi quanto tempo!
    Vim agradecer o elogio do meu cabelinho lá no blog da Jess do Caos criativo.
    Sobre o post eu tenho tanta preguiça de ler que me sinto envergonhada fiz o projeto de ler um livro por mês e só li durante três meses do ano passado triste isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhessy, que é isso, seu cabelo é realmente lindo <3

      Normal, nem todo mundo gosta de ler tanto ou às vezes gosta, mas não tem tempo. Eu gosto muito de ler, leio qualquer coisa que cair na minha frente hahahaha
      bj bj

      Excluir
  8. Mas gente, 35??? Quero ser que nem você quando crescer hahahaha quero ter esse tempo :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Fernanda hahaha
      Ultimamente, só tenho lido antes de dormir ou no trem/ônibus.
      É só programar uns minutinhos do seu dia, acredito que 30 minutos são suficientes o/
      bj bj

      Excluir
  9. Como assim você não gostou de "Como eu era antes de você"???? Melhor livro que li ano passado hahahahaha... Quase morri quando acabou!!!
    A Garota que você deixou para trás tá na minha lista para ser lido esse ano!
    Invejei você e suas 35 leituras... Quando crescer também quero ser assim rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana
      Acho que todo mundo que chega aqui se pergunta isso hahahaha
      Não é que eu não tenha gostado do livro em si, mas como eu falei no post, aquele ~~pequeno detalhe me deixou com raivinha hahaha. Mas gosto muito da Jojo, então dei 3 estrelas.
      hahaha
      tira meia-hora do teu dia pra ler (:
      bj bj

      Excluir
  10. Gabi, estou praticamente louca em vários desses livros que você leu, principalmente esses de terror (minhas leituras preferidas). Como sei que vc deve ter bom gosto (pois só leu coisa boa), estou anotando aqui livros que pareciam ser bons mas agora já tenho meio que certeza HAHA. Estou louca pra ler Os Três, Noite Polar, Salem, o Bebê de Rosemary (estou louca por esse, mas estou esperando baixar o preço, sempre abaixa HAHAHA).
    Seu blog é maravilhoso, amei.
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika
      Acredita que eu tava zanzando pelos blogs através dos banners do Rotaroots e ACABEI DE DESCOBRIR O SEU BLOG? Agora venho no meu e aqui está você hahahaha Que coincidencia!

      Tbm amo histórias de terror <3 Mas só no ano passado foi que realmente tive sorte nesse gênero, li muita coisa boa <3 Tenho lido muito Stephen King tbm, não consigo parar não hahaha

      Noite Polar foi meu favorito, mas não li nenhum terror ruim, vale ler tudo o/
      bj bj


      Excluir
  11. Eu li 35 também ano passado e fiquei chocada ao perceber que de todos que tu leu, só li um: Carta de amor aos mortos. KSAPKSPOAKSPAKOPS
    Também fico com a consciência pesada, querendo ler mais, mas atualmente em minha vida, só consigo ler no percurso para faculdade (que demora pra caramba, então...).

    Te segui no skoob :D

    Faltou Açúcar

    ResponderExcluir
  12. Gabiii, que layout lindo!! Cada vez que venho aqui tá diferente, e sempre bonito, gosto muuto de suas habilidades layouticas (existe essa palavra? haha).

    Eu só li dois dos que vc citou, amos de Jojo Moyes. Eu amei o A Garota que vc deixou para tráz e não gostei do Como eu era antes de você por outra razão que não a mesma que a sua, mas enfim.

    Sua lista é boa, vou conferir algumas obras pra que eu possa ler. Ah ontem eu fiz uma resenha de A Mais Pura Verdade ( dos primeiros 6 capítulos) que a Novo Conceito mandou uma amostra. Foi minha primeira resenha, depois se puder ir lá conferir eu fico grata. Me dê sua crítica literária por favor!
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Que demais!!! Eu acabo não lendo tantos livros em só um ano por vários fatores, incluindo tempo, preguiça e mania de querer só ler livros que tem na minha lista haaha muito triste né? :(
    Mas amei demais os livros que você leu e como você falou aqui me abriu os olhos para não criar esperança para alguns que estava INSANAMENTE louca para ler, Carta de Amor aos Mortos é lindo <3
    Curti demais seu blog e babei no seu layout, mil amores!

    Beijão,
    www.garotaroyal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Primeira coisa que pensei quando abri seu blog foi que esse layout é simplesmente maravilhoso. Amei, realmente.
    Agora, sobre o post, 35 livros é pouco pra uma leitora constante MAS foram livros de qualidade, então tudo bem. Um dos meus favoritos, dentre os que você leu, é "Como Eu Era Antes De Você". Eu chorei horrores com o livro e agora quero ver se leio o outro da Jojo que você leu :)
    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa! 32! Eu amo ler mais não cheguei a passar dos 10,eu acho... sem contar os que abandonei na metade,se não for tipo,muito bom,eu largo :| também me interesso por tudo que tenha a ver com a guerra,inclusive vou procurar esse 1. peixu :*

    ResponderExcluir
  16. Oi! Que blog bonito! Acho que nunca tinha comentado aqui, então importante dizer isso.

    Eu não sei quantos livros li ano passado, mas acho que foi um número parecido com o seu. E não é pouca coisa mesmo, né? Mas eu sempre fico pensando que podia ter lido mais, olha só quanta coisa tem pra ler nessa vida e eu lendo tão pouco rs

    O único livro que li em comum foi A Probabilidade Estatística... E pela sua nota, você gostou bem mais do que eu, como todo mundo. Tive um bloquei com ele :( E eu assisti às adaptações de O Bebê de Rosemary (que achei um suspense ótimo, mas com um final ruim, sei lá) e de Resposta Certa - porque tinha o James McAvoy - sou dessas - mas achei horrível.

    Fiquei curiosa com alguns livros. Esse da Jojo Moyes que você não gostou tanto é um de que se ouço coisa boa, fiquei chocada. Não sabia que o outro se passava na Segunda Guerra, só isso já chamou bastante minha atenção. E não sou muito dos livros de terror ou histórias de terror em geral, mas seu comentário sobre Noite Polar despertou meu interesse.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Também adoro competir comigo mesma e também fui uma decepção pra mim em 2014 hahaha Pior que você, inclusive, porque só li 26 e minha melhor marca desde que eu acompanho é 52 (bons tempos). Acontece, tem outros anos.
    Não gostei de Como eu era antes de você, e não planejo ler mais nada da autora, o que me deixou bem chateada. Já A Idade dos Milagres tem espacinho no meu coração também. E morro de vontade de ler Amanhã você vai entender, está nos meus desejados há anos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Puxa, pensei que somente eu não venerava o livro da Jojo, ufa.
    Gostei daqui, beijos.

    ResponderExcluir
  19. Senti vergonha da tua marca eu não li nenhum, mas quanto mais melhor. Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  20. Tem bastante livro aí que tá na minha wishlist de leituras desse ano xD

    ResponderExcluir
  21. Sei bem como é isso! Se comparar as minhas leituras de 2013 com as de 2014 é incrível a diferença! Mas acredito que é questão de tempo, mudança de rotina e ainda por cima: Gosto! Tudo isso acaba influenciando bastante. Mas vou dizer da sua lista tem 10 livros que desejo ler bastante e apenas 2 que lemos em comum! Oh, tristeza rs

    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir
  22. mandei convite de amizade no skoob <3

    ResponderExcluir
  23. Nossa, meu sonho conseguir ler tantos livros em 1 ano. Quando era adolescente lia mais, agora parei mas tenho muita vontade de voltar a ler. Vou usar algumas de suas indicações rs. AMEI o seu blog, mesmo.
    Beijos querida

    www.sabrinasatil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Aaamo ler mais a correria da faculdade não está me deixando muito tempo para leitura.
    Como eu era antes de você e chá de sumiço acabam de entrar pra minha lista.
    Parabens pelo blog.
    Sucesso!!

    http://voceconhecee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Desses li somente "A Probabilidade Estatística Do Amor À Primeira Vista" e amei!! ♥

    ResponderExcluir
  26. Você tinha comentado no meu blog que não tinha gostado de Como Eu Era Antes De Você e lendo seu post, pude entender seu lado. Faz sentido. No entanto, o que eu vejo é que se ele olhasse melhor a vida dele, analisasse melhor, veria que a vida dele não acabou pelo fato do acidente ter ocorrido. A Louise quis ajudar com isso e por isso que eu gostei. Não achei ela egoísta.
    De qualquer forma, gostei do post. Você sabe como criticar muito bem.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir

♥ Você pode comentar usando apenas seu Nome e Url: selecione a opção no menu suspenso "comentar como".

♥ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para mim.
Volte sempre!

 
© 2009 - 2016 . todos os direitos reservados