um blog de inspirações e expirações

20.9.14

falando um pouco sobre blogs e design


Depois de deixar o blog morrer por alguns dias, eu volto. Não sintam saudades, é sempre assim, haha. Eu faço isso mais do que gostaria, na verdade... Estou desde 1991 tentando me organizar e não ser engolida pelas coisas que preciso fazer, mas ainda não tá rolando. T-T

Bom, o post de hoje é para responder algumas perguntas e dúvidas sobre design e blogs que algumas pessoas me enviaram há um tempo. Não sei como danado ganhei essa credibilidade a ponto das pessoas virem pedir minha opinião e conselhos sobre como melhorar o blog, porque não sou lá um grande exemplo de blogueira, vide que sempre abandono isso aqui e volto depois de 1 mês, às vezes mais, como se nada tivesse acontecido, haha. Let's go:

1. Como começou a sua relação com o design?

Incrivelmente, mais de uma pessoa me perguntou isso. Achei curioso porque eu não tenho relação nenhuma com o design fora da blogosfera. Nem sei nada sobre o assunto, minha formação não é essa, não é para cursar design que vou para a faculdade... Então, o que tiver relação com design começa e termina no blog. 
Sempre fui muito impaciente e perfeccionista. Desde o primeiro blog (lá em 2005) sempre estava mudando o layout toda semana porque nunca ficava bonito do jeito que eu queria. No começo, pegava layouts grátis da internet (vish, ainda na época do Weblogger e Zipblog (Blogzip, já esqueci)) e ia trocando e trocando. Depois migrei para o Blogspot e a coisa ficou um pouco mais hard porque os códigos eram mais complexos. Mas também aprendi rápido: inicialmente, baixava um layout e mudava as cores dos links e o background, depois já fui aprendendo as tags e também CSS. Hoje em dia desenvolvo meus layouts usando como base o Minima, um layout antigo do Blogger que não está mais disponibilizado na plataforma, mas que você ainda encontra para download se procurar em outros sites. E é isso: minha relação com o design é limitada, se restringe muito aos blogs.

2. Como deixar meu layout mais profissional? Preciso contratar alguém para fazer o layout do meu blog?

Se a pessoa não sabe fazer ou tem dificuldade/pouca paciência e está com um dinheirinho sobrando, é uma boa sim :D Mas com dinheiro é um caso sério nesse nosso Brasilzão, principalmente para quem é adolescente, tenho algumas pequenas dicas para deixar o seu layout organizado, mesmo que ele seja simples.

Ser simples é bom. Um layout não precisa ser super detalhado e colorido para ser bonito. Simplicidade e minimalismo estarão sempre na moda e se você não tem muita habilidade com códigos, é uma boa saída. Exemplos: Um - dois - três.
♥ Organize. Desorganização, bagunça, poluição visual e sonora são coisas que você deve evitar. Preste atenção ao alinhamento dos textos e ao tamanho das imagens: texto justificado e imagens que tenham o mesmo tamanho dão um ar de profissionalismo. Muitos gifs e música tocando automaticamente são pontos que precisam ser analisados com carinho, pois são cansativos e algumas vezes, irritantes.
♥ Um dica muito importante: margin e padding. Talvez muitas pessoas não saibam o que isso significa, mas é bem simples e faz uma enorme diferença. Mais uma vez remete ao alinhamento dos itens, pois os dois nada mais são do que as margens. Margin é a margem externa de um item e padding é a margem interna. Veja as imagens abaixo:



Tomando como referência o quadrado rosa, vemos que margin é a margem de fora, o espaço entre o quadrado rosa e o elemento onde ele está inserido. Padding é a margem de dentro, o espaço entre a borda do quadrado rosa e o conteúdo que estiver dentro dele (nesse caso, o quadrado branco). Deu para entender? Sinto que meu poder de explicação é bem limitado, haha.

Prestar atenção nas margens para deixar os elementos alinhados é bem importante quando se quer um layout com uma carinha mais profissional. É um detalhe bobo que muitas vezes passa despercebido de quem está começando a desenvolver layouts agora, mas que faz muita diferença no final. Vamos ver um exemplo mais específico:


Vamos supor que temos na imagens dois títulos do widget Categorias do blog. Qual dos dois vai conferir um ar de organização ao blog? O primeiro, da esquerda, certo? Esse é um caso de padding, onde usamos margens internas para organizar o conteúdo. Alinhamento correto é um pequeno grande detalhe.

• Leia mais sobre margin e padding aqui.


Preciso ter uma câmera profissional para tirar as fotos do meu blog?

Se você tiver uma, que bom, é ótimo e eu te invejo, hahaha. Mas é possível conseguir bons resultados com câmeras mais simples ou mesmo com seu celular. Quando fotografar com a câmera do celular, dê preferência para a luz natural diurna e escolha ambientes bem iluminados. Se puder fotografar do lado de fora da sua casa é melhor, mas evite fotografar no sol do meio-dia. 


O que preciso fazer para ser uma boa blogueira?

Essa questão é bem simples na verdade. Blogue porque gosta e fale de assuntos que você saiba e se identifica. Seja uma boa vizinha na blogosfera, visite novos blogs, faça comentários sinceros sobre o post que você acabou de ler (porque estou presumindo que você leu o post inteiro), evite o "Segue, sigo de volta", "seu blog é lindo" e coisas do tipo. Um blogueiro quer comentários de verdade, se você acha que, por qualquer razão, não está em condições de fazer um comentário bacana, é melhor só dar um curtir do que fazer um comentário genérico e impessoal. Não tenho intenção de ficar cagando regras de etiqueta blogueira, mas a política da boa vizinhança sempre vem bem :)
Não vou comentar sobre essas pessoas que entram num blog só para falar mal, xingar e denegrir o blog alheio, né? Tá feio, parem. u.u


Como fazer um publieditorial?

Esse ponto também me deixou curiosa, porque eu mesma nunca fiz um aqui no blog, haha. Mas não tem segredo: é só evitar fazer um resumo do produto como se fosse uma redação da escola. Tentar colocar o produto "dentro dos posts" que você normalmente faz e imprimir seu lado pessoal no publi evita ficar chato. Sabe um bom exemplo? O Just Lia. Sempre que a Lia faz um publi, ela faz algo diferente. Não apenas faz um resuminho de wikipedia e coloca algumas fotos, ela encaixa o produto divulgado dentro de um post que segue o padrão que ela está acostumada. De novo, me sinto como se eu fosse um macaco tentando explicar algo para vocês.


Espero que tenham me entendido, hoje o dia não está muito didático para explicações, hihi.

Até já, pessoal.

:: Update de imagens dos posts em 22 de maio de 15.

10 comentários:

  1. Adorei o post! Eu tenho muita dificuldade em html e essas coisas todas e a falta de tempo (muitas vezes até para blogar) não me deixar dedicar meu tempo à aprender melhor isso :(

    tofalandoisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii
      É, acho que falta de tempo complica um pouco o aprendizado, rs. Porque precisa ler várias coisas e fazer testes. Não é difícil aprender HTML e CSS (com isso já dá para se virar para modificar um layout), mas requer estudo como qualquer outra coisa, né?
      Ah, fuçar também ajuda muito :D hahaha

      bj bj

      Excluir
  2. Nem preciso dizer que sigo a regra do minimalista, né? hahaha.

    Belas dicas pra quem está começando a tentar aprender algo pro blog, eu comecei da mesma maneira, e a regra de ouro é sempre: backup antes de tentar qualquer modificação e de preferência, fazer isso em um blog reserva, pra não atrapalhar os visitantes do 'principal'. Já zoei um blog todo tentando mudar coisas no passado, :P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, Ed, backup é muito importante.
      Sempre tive o hábito de fazer e tenho um milhão de layouts salvos no pc, num hd externo e na nuvem. Tá tudo espalhado e bagunçado, mas tá tudo salvo! hahahaha

      bj bj

      Excluir
  3. Admiro muito o seu talento com o design e ainda mais a sua disposição pra ajudar os blogueiros novos. Você foi, de longe, a pessoa que se mostrou mais disposta em me ajudar quando eu sismei de tentar fazer um blog. <3
    Acho que o segredo pra montar um bom design é ter paciência e persistência (acho que não tenho nenhum dos dois haha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooww *-*
      Eu acho muito bacana passar o que eu sei para as pessoas. Inclusive, também tive quem me tirasse dúvidas sobre algo que eu não sabia. Conhecimento é mais útil se transmitido.

      Não pensa em tentar um blog de novo?
      bj bj

      Excluir
  4. interessante.

    Olha seu design é muito bom e para mim é referência. Conheço muita gente sem formação na área que tem um certo talento para a coisa e você é uma delas. Eu mesma até ano passado não tinha nenhuma formação e mesmo assim trabalhava com isso. Claro que a formação é muito importante porque aprimora muito nossos conhecimentos (e isso se reflete em qualidade no trabalho), porém persistência e busca por conhecimento é sempre o mais importante. :D

    Acho que você tem uma coisa que admiro muito: capricho e cuidado nos detalhes. Isso é uma das coisas mais bonitas em um trabalho e por isso as pessoas te procuram, porque seu acabamento é super profissional.

    Desejo todo sucesso e acho que deveria investir cada vez mais nisso :D

    beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeys :D
      Muito obrigada! Concordo contigom a formação profissional é importante, mas tem coisas que a gente só aprende com dedicação e estudo por conta própria mesmo.

      Sabe o que é interessante? Eu já reconheço seus trabalhos assim que vejo, sem precisar ir até o fim da página para ver o "leilou" lá. Quem sabe um dia a gente não monta uma agência? hehe
      bj bj

      Excluir
  5. Sou suspeita pra te elogiar Gabi. Você me ajudou bastante em relação aos códigos de html e você sempre será a minha primeira fonte de inspiração pro design do meu blog, porque você sabe o quanto eu amo teus layouts, são um mais lindo que o outro e eu sempre reconheço quando você faz um layout, porque você dá um toque seu e esse é um toque é um toque especial, totalmente indescritível.
    Parabéns Gabi, pelo teu esforço e por ajudar aqueles que precisam de uma luz! Tu vai longe guria <3
    Beijão, Cores de Dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol
      Que comentário fofo! <3 <3
      Obrigada pelo carinho, fiquei feliz!

      Excluir

♥ Você pode comentar usando apenas seu Nome e Url: selecione a opção no menu suspenso "comentar como".

♥ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para mim.
Volte sempre!

 
© 2009 - 2016 . todos os direitos reservados