um blog de inspirações e expirações

18.1.14

os livros que li em 2013



Esse post sobre os livros que li ano passado atrasou tanto que eu quase desisti de fazê-lo, mas na pesquisa do blog muita gente disse que gosta quando eu falo sobre livros, então mesmo com o atraso, resolvi contar o que li em 2013.

Por alguma razão que eu não sei qual é, eu achava que tinha lido 38 livros ano passado, mas quando fui salvar as capas no Skoob, vi que estava contabilizado 41 livros, o mesmo número do ano passado. Juro que não sei de onde tirei esse 38 e também jurava que tinha lido 42 livros em 2012, ou seja, tenho a mente de uma velhinha de 97 anos, haha. 41 é mais do que eu achava que tinha lido, mas é menos do que eu queria: 50 livros.



Comecei o ano lendo A Guerra dos Tronos, primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Deixa eu dizer? VICIEI. Os livros são imensos, mas eu lia cada um em uma semana. Intercalei a saga com outros livros porque é muito raro eu ler a sequência certinha e sempre estou lendo mais de um livro por vez. Além do mais, dois volumes d'As Crônicas eu ganhei, um comprei e os dois restantes eu li em ebook (será que tava alucinada para ler tudo? haha), então mesmo que eu quisesse, não conseguiria ler em sequência porque precisava esperar até ter o outro volume em mãos. Agora só faltam ser lançados os dois livros restantes da saga ♥

Por Isso a Gente Acabou é um livro muito bonito fisicamente, tem umas ilustrações lindas entre os capítulos, e apesar de eu ter tirado duas citações incríveis, a historia não é essas coisas todas não. E é meio chato.

Um autor que li bastante em 2013 foi o Neil Gaiman. Cara, ele é muito amor ♥. Todos os livros que li dele são bons, e ele tem um gostinho pelo macabro - que pode ser lido em Coisas Frágeis e Coisas Frágeis 2 - e pela fantasia (O Oceano no Fim do Caminho e Coraline) que é impossível eu não gostar.

Falando no macabro, dois livros que marquei com 5 estrelas são de terror (ou horror - não sei classificar, haha): A Estrada da Noite, do Joe Hill - que é filho do Stephen King (comassim? eu descobri sem querer num grupo do facebook) - e Atormentada, de uma autora chamada Jeannine Garsee de quem eu nunca tinha ouvido falar. Ambos são historias com fantasmas rancorosos (tadinhos), e eu como adoro um terror, obviamente, adorei os dois.


Os piores livros foram A Volta do Parafuso - que é de fantasma e eu achei que ia ser bom, mas foi uma porcaria - e No Coração do Mar. Eles começaram bem, mas em algum momento tudo desandou e o saldo final é péssimo e bastante devedor. 

Eu preciso falar dos dois livros do Daniel Glattauer: @mor e Emmi & Leo, que são sequências. Acho que não pega bem se eu soltar um palavrão dirigido à uma personagem, né? Mas imaginem aí a situação: eu mandando um delicado c******! para a Emmi. Explicando: li a sinopse de @mor e fiquei interessada porque a historia se desenrola toda por e-mail: os acontecimentos são relatados através das mensagens trocadas. Até aí beleza, comecei a ler e com o passar das páginas eu fui desenvolvendo um sentimento que eu não sei explicar pela Emmi. Ela é uma mulher de 30 e poucos anos (36, acho), bonita, bem resolvida, inteligente, casada e tal. Mas se mostra burra, egoísta, sarcástica (de um jeito ruim) e mesquinha. Porra, Emmi! Como consegue ser tão maravilhosa e tão insuportável??? O Leo, coitado, acho que amava mesmo a Emmi para ter aguentado e esperado por ela, haha. No fim, eu fiquei com tanta raiva da Emmi, que depois dos dois livros, decidi que não gostei da historia. *Aquelas*, hahaha. Acabei classificando com 3 estrelas, cada um. 

Li bastante John Green também, falei sobre os 3 livros lidos aqui.
Li 1984, que estava na minha lista há séculos e que eu já tinha começado e abandonado antes. É um ótimo livro, e apesar do ano em que foi escrito, é absurdamente atual! Porém, também é muito forte e talvez por isso, um pouco cansativo. Pegando carona, descobri os livros 1Q84, do Haruki Murakami, que são claramente inspirados em 1984. Eu gostei bastante por ter um pouco de fantasia e ser diferente do que eu estava lendo nos últimos tempos. Achei a narrativa muito seca, quase mecânica, e de início não tinha gostado disso, mas a medida que tudo foi se desenrolando, passei a achar que combinava muito bem com tudo, com os personagens, com a atmosfera da historia. Só o li o Livro 1 e o 2, falta o 3, então nem sei se o final é feliz ou não.

Também li um tristíssimo Marian Keyes. Apesar de não gostar muito de mulher/gente fresca, incrivelmente gosto dos chick lits da Marian. Ela é muito divertida, e eu não posso me negar a um livro divertido. Tem Alguém Aí? me pareceu ser o livro mais triste dela, apesar de continuar engraçado. O final deixou um pouco a desejar porque a coitada da Anna sofreu tanto o livro todo que eu queria um final mais feliz para ela. 

Por fim, acho que meu 2013 literário foi bastante produtivo: a maioria dos livros ganhou 4 estrelas ♥. Foi um ano de boas escolhas. Esse é meu perfil no Skoob, se alguém quiser me adicionar, fique à vontade :)


E vocês, algum livro em comum comigo?
Até já.

Aqui no "continue lendo", eu escondi a lista completa com título, autor e classificação por estrelas.

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin) ☆☆☆☆☆
As Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis (George R. R. Martin) ☆☆☆☆☆
Misto Quente (Charles Bukowski) ☆☆☆☆
Por Isso a Gente Acabou (Daniel Handler) ☆☆☆
As Crônicas de Gelo e Fogo - A Tormenta de Espadas (George R. R. Martin) ☆☆☆☆☆
Lonely Hearts Club (Elizabeth Eulberg) ☆☆☆
As Crônicas de Gelo e Fogo - O Festim dos Corvos (George R. R. Martin) ☆☆☆
Tripulação de Esqueletos (Stephen King) ☆☆☆
O Lado Bom da Vida (Matthew Quick) ☆☆☆
As Crônicas de Gelo e Fogo - A Dança dos Dragões (George R. R. Martin) ☆☆☆☆
O Teorema Katherine (John Green) ☆☆☆
Eu Sou o Mensageiro (Markus Zusak) ☆☆☆☆
Quem é Você, Alasca? (John Green) ☆☆☆
As Virgens Suicidas (Jeffrey Eugenides) ☆☆☆☆☆
Crônica de uma Morte Anunciada (Gabriel García Marquéz) ☆☆☆☆
Firelight - O Inimigo Está Próximo (Sophie Jordan) ☆☆☆
Laços Inseparáveis (Emily Giffin) ☆☆☆☆
Coisas Frágeis (Neil Gaiman) ☆☆☆☆
Will & Will (John Green - David Levithan) ☆☆☆☆
A Cor Púrpura (Alice Walker) ☆☆☆☆
O Oceano no Fim do Caminho (Neil Gaiman) ☆☆☆☆☆
A Volta do Parafuso (Henry James) ☆☆
O Enigma da Borboleta (Kate Ellison) ☆☆☆☆
1984 (George Orwell) ☆☆☆☆
A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão (Aimee Bender) ☆☆☆☆
Precisamos Falar Sobre o Kevin (Lionel Shriver) ☆☆☆☆
Os Relógios (Agatha Christie) ☆☆☆
Um Gato Entre os Pombos (Agatha Christie) ☆☆☆
Mulheres (Eduardo Galeano) ☆☆☆☆
O Futuro de Nós Dois (Jay Asher - Carolyn Mackler) ☆☆☆
Coraline (Neil Gaiman) ☆☆☆☆
1Q84 (Haruki Murakami) ☆☆☆☆
A Estrada da Noite (Joe Hill) ☆☆☆☆☆
@mor (Daniel Glattauer) ☆☆☆
1Q84 - Livro 2 (Haruki Murakami) ☆☆☆☆
Emmi & Leo - A Sétima Onda (Daniel Glattauer) ☆☆☆
No Coração do Mar (Charlotte Rogan) ☆☆
O Silêncio das Montanhas (Khaled Hosseini) ☆☆☆
Atormentada (Jeannine Garsee) ☆☆☆☆☆
Coisas Frágeis 2 (Neil Gaiman) ☆☆☆☆
Tem Alguém Aí? (Marian Keyes) ☆☆☆☆

31 comentários:

  1. Ai que orgulho, quantos livros lidos!!
    50 livros é o total de livros que eu já li na minha vida inteira. Que vergonha. Estou tentando aos poucos ler mais e mais, mas infelizmente eu não consigo conciliar faculdade com livros "aleatórios".

    Não li nenhum dos livros que estão na tua lista, mas:
    1. ganhei do meu irmão o primeiro livro de A Guerra dos Tronos. Como peguei um livro esses dias para ler e to achando ele muito cu, to pensando em dar uma chance pra ele - coitado tá parado há dois anos na estante.
    2. Já vi várias vezes a série Coisas Frágeis no Submarino pra vender, até já tive a oportunidade de comprá-lo, mas ficava com medo de pegar e não gostar, sabe?
    3. Precisamos falar sobre Kevin. Pois é. Não sei se quero ler o livro depois de ter visto o filme. O Kevin é realmente irritante.

    ResponderExcluir
  2. Da sua lista, li só 3. ):
    O primeiro da série As Crônicas de Gelo e Fogo foi lido, mas será relido porque já não me recordo direito dos detalhes e pretendo terminar essa série. O Lado Bom da Vida é o maior desafio que eu já encontrei, porque cheguei até a metade e desisti, de tão chato que achei; o que não compreendo é como posso odiar algo que 1) tanta gente amou e 2) tem o Bradley Cooper na capa. Hahahahaha O Teorema Katherine é um xodó meu, achei injusto ganhar só três estrelas! E três estrelas também para Quem é Você, Alasca?, poxa! Um dos livros que mais amei ter lido. Eu Sou o Mensageiro está na lista dos melhores, certeza! E você leu os livros do Murakami, meu Deus! Estou louca por eles!
    Invejei muito a sua quantidade de livros, queria ter disposição para conseguir ler tanto assim. Enfrentar semanas e mais semanas de ressaca literária só me prejudica, hahahaha. Enfim, adorei a lista, ainda bem que você postou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Amanda
      Sobre O Lado Bom da Vida, eu também não gostei muito. Pela primeira vez na vida, gostei mais do filme do que do livro, haha.

      E sobre os do John Green, Teorema e QevA?, acho que fiquei com a expectativa muito alta depois de Acede haha. Ainda pretendo reler QevA?, porque acho que deixei passar alguma coisa.

      ;**

      Excluir
  3. Gabi!!!!

    Menina olha que coincidência – meu primeiro livro deste ano tb está sendo “A Guerra dos Tronos” que eu simplesmente não consigo parar de ler.... ando pra lá e pra cá,tentando dar conta dos afazeres diários mas a cabeça está lá em Westeros.. hahahahah como lidar :~~

    Aliás, fiquei mto animada com esse post e resolvi criar um perfil no skoob, :)
    Agora que terminei a faculdade (História) espero ler mais livros, pq durante o período da graduação foi tenso demais :/

    Te adicionei lá, tá moça?

    Beijokass

    Jessica (http://www.skoob.com.br/usuario/851963)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jessy
      Impossível não ficar com a cabeça em Westeros depois que a gente começa '-'

      Eu já te aceitei.
      Beijão ;*

      Excluir
  4. Em 2013 eu queria ter lido tantos livros, mas infelizmente passou tão rápido e tantas coisas que não consegui ler nada e nem comprar mais, apesar de já ter uma lista enorme pra ler.
    Tua listas de livros são muito boas, todos valem muito a pena ler. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Todo ano é a mesma coisa: eu vejo as listas de leitura que vocês fazem e fico PIRANDO pra compartilhar também. Mas eu sou um fiasco, né? Não lembro de nada, desisto de várias leituras, começo e nunca termino desafios literários. Mas quem sabe um dia eu não consigo?

    Li: Murakami, meu eterno, eterno amor, e John Green, que eu acho que não sabe terminar suas (ótimas) histórias.

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu tenho o primeiro livro dessa coleção do George R. R. Martin e nunca me animei de ler? Quem sabe com sua avaliação positiva eu não animo?
    Que felicidade ver que alguém deu só três estrelas pra O Lado Bom da Vida! Eu acho que dei duas, e olhe lá. hehehehe
    Você é a primeira pessoa que eu conheço que tenha lido Lonely Hearts Club. O que achou? Também dei três estrelas, se não me engano.
    As Virgens Suicidas: amor verdadeiro, amor eterno.
    Tem muita coisa da sua lista que quero ler, por exemplo, muito Gaiman.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mii

      Eu achei Lonely Hearts Club médio, por isso as 3 estrelas, hihi.
      Mas tem uma frase que gosto muito: "Se eu tiver que ser uma beatle, posso ser a Yoko?" morri hahahahaha

      Beijo ;*

      Excluir
  7. Aaaaaai, tem um monte aí que estou louca para ler. Mas gostei demais do "por isso a gente acabou". Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por ter lido tanto! Adoraria ler tanto quanto você. Adoro Neil Gaiman.

    http://imaginacaodaanne.blogspot.com.br/2014/01/loja-le-coeur.html

    ResponderExcluir
  9. Poxa, Gabi! Vergonha alheia de mim! rs
    Só li a metade disso :(
    No mais, seu blog continua sucesso!
    Beijo!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A sua lista é extensa, eu gostei de muitos, mas quase não ta cabendo mais nada na minha estante :(

    Abraço Isadora
    www.mymomentofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Você foi muito produtiva, tenho até vergonha de falar quantos eu li!
    Espero que eu leia mais neste ano, tem alguns livros que estão na sua lista que me interesso, preciso ler mais livros do mesmo autor pra dizer se gosto mais de um ou de outro, mas do único livro que li do Green, eu gostei muito. Tenho vontade de ler o da Teoria, mas pelo que vi foi só bom, tem 3 estrelas, rs.

    Bjoks e boa leitura!

    ResponderExcluir
  12. Sou doida para ler o 1Q84 do Murakami, está na minha listinha para 2014!

    ResponderExcluir
  13. Oiii Gabi. Otimos livros hein!!! Da sua lista eu só li O Teorema Katherine e Eu sou o mensageiro. Espero que esse ano eu consiga ler tantos livros quanto você. rsrs.
    Ahhh tem resenha nova lá no blog. Beijooos flor
    Blog Mais amor, Mais livros
    Página do Facebook
    Canal do Youtube

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelas leituras *---*
    ótimos livros e muitos não li ainda :)

    ResponderExcluir
  15. gente do céu, você leu tudo isso? Invejinha :3

    queria ter tempo pois amo ler! ótimos livros também, alguns eu tenho e já li mas no momento estou lendo o 'O extraordinário' e amando.

    To adorando o seu blog!

    beijos
    Talita
    Cereja Rocks
    Loja Cereja Rocks

    ResponderExcluir
  16. Crônicas de Gelo e Fogo <3 Agatha Christie <3 1984 <3
    Eu li alguns livros daí esse ano haha (fiz post também), e parece que temos alguns gostos parecidos XD

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  17. Adorei suas dicas de livros de terror. Também sou fã do gênero e sempre procuro títulos novos pra me assustar. Uma pena que o Henry James tenha te decepcionado, já ouvi falar TÃO bem desse livro e tenho expectativas tão altas em relação a ele que agora fiquei meio ressabiada. :(

    Objetivos para 2014: ler pelo menos um Guerra dos Tronos, pra ver qual é; 1984, porque já passou da hora; e 1Q84, porque não aguento ver todo mundo falando de uma série que eu nem sei do que se trata!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Você leu bastante, Gabi!

    Estou doida pra ler As crônicas de Gelo e Fogo! Até hoje não conheci nem uma mísera pessoa que leu e não gostou!

    Neil Gaiman é um dos meus autores preferidos, ele vale muito a pena!

    John Green = ♥

    O 1984 eu comecei a ler ano passado mas não consegui focar muito nele e acabei largando. Pretendo recomeçar a leitura e terminá-la dessa vez!

    E sobre a Marian Keyes, gosto dos livros dela quando quero ler, divertir um pouco, mas não exigir muito raciocínio do meu cérebro. Porque mesmo ela tratando de alguns assuntos super interessantes e as vezes complexos, ela consegue deixá-los divertidos e fáceis de ler!

    E esse 1Q84... tenho taaaaaanta curiosidade do que se trata que se eu não conseguir ler esse ano acho que sou capaz de procurar uns spoilers por aí! haha

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Nossa, você leu muito :) Se não me engano, li 25 livros somente :P

    Das tuas leituras, já li "O Futuro de Nós Dois" e "Coraline" <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post gábs. Quisera eu ter lido tanto. Já fui melhor nisso. Kkk

    Depois de ler tod as crônicas de gelo, teu paginômetro deve tá imenso :****

    ResponderExcluir
  21. São tantos livros Como faz pra ler todos, né? E sim, antes tarde do que nunca. Amo posts de livros e literatura do ano. Continue fazendo isso sempre, sério.

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tany
      Eu leio muitos em epub no celular... Sempre que fico à toa (no ônibus, no trem ou esperando algo) dou uma lida. E também leio rápido :)

      Farei mais posts sobre livros sim. Outras pessoas me cobraram também, hahaha.

      Excluir
  22. Beuxa!
    Eu adoro Por isso a gente acabou (talvez pelo momento em que li, hahaha) e 1984 *-* E outros livros aí também. E, caramba, você leu UM MOOONTE, haha *-* PRECISO voltar a ler assim esse ano :(

    ResponderExcluir
  23. Ai ce nao tem ideia do quanto me senti envergonhada por nao ter lido muito no ultimo ano, mas vou ter usar como exemplo e ler mais haha

    http://fotografiaecoisinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. quanto livro hein??

    tô enrolando pra acabar misto quente faz um tempo rs

    seguindo..

    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Nossa, quantos livros menina! Queria ter essa capacidade. Leio pouco. Mas li alguns.
    A das Crônicas e Gelo, temos aqui até o terceiro. Não comecei ainda pra não viciar. rs

    Gostei da Lista Gabs.

    E pra 2014 vamos adicionar o meu na lista? :3

    Beijo querida!!

    ResponderExcluir
  26. Eu não vou nem comentar quantos eu li no ano passado que dá até vergonha..

    ResponderExcluir
  27. Comprei alguns livros da lista e só li inteiro o Coraline, um pedaço de O Oceano do Fim do Caminho, As Crônicas de Gelo e Fogo e O Lado Bom da Vida, todos os que eu vou terminar esse ano.
    Lista perfeita e parabéns pela quantidade alarmante de livros que você conseguiu ler Gabi! Li acho que uns 20 e poucos livros, nem me lembro, mas só sei que foi bem pouco, bateu até uma deprê depois da tua lista UHSUAHAUA! Parabéns, hehe!
    Aliás (não me canso de falar isso) eu amo teu blog <3
    Beijos, http://www.coresdedezembro.com.br

    ResponderExcluir

♥ Você pode comentar usando apenas seu Nome e Url: selecione a opção no menu suspenso "comentar como".

♥ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para mim.
Volte sempre!

 
© 2009 - 2016 . todos os direitos reservados