um blog de inspirações e expirações

3.7.13

Indicações: Filmes

pipoca ver filmes

Quando entro no Filmow me perco entre páginas e páginas, stalkeando as pessoas em busca de filmes que tenham mais de 4 estrelas. É preconceito sim, mas dessa forma a chance do filme ser bom é maior (embora eu já tenha gostado de filmes com menos estrelas). Nessas minhas andanças, salvei vários filmes para assistir e na medida do possível vou assistindo e escolhi alguns para indicar para vocês, de gêneros diferentes. Não foi fácil selecionar apenas esses, por mim acrescentava mais uns 5, mas desse jeito ninguém ia ler o post, hahaha. Quem sabe não faço uma segunda parte, né? Vamos a eles.

O Leitor

Sinopse: A sociedade acredita que é guiada pela moralidade mas isto não é verdade. O premiado diretor de As Horas, Stephen Daldry, mostra novamente toda sua força nesta história de medos e segredos escondidos pelo tempo. Hanna (Kate Winslet) foi uma mulher solitária durante grande parte da vida. Quando se envolve amorosamente com o adolescente Michael (Ralph Finnes) não imagina que um caso de verão irá marcar suas vidas para sempre. Livro com sucesso mundial de vendas, O Leitor é a uma história que nos levará a questionar todas as nossas mais profundas verdades.


filme o leitor


Eu não sabia que era uma adaptação de livro, pois nunca tinha ouvido falar de nenhum dos dois. Me interessei pela sinopse e pelo título: “O leitor” sugeria para mim que o tema girava em torno de livros. Geralmente, as sinopses não descrevem nem 30% do filme, e esse é mais um caso. O Leitor é um filme bonito e tem um clima meio triste e pesado. No início, quando o filme ainda retrata o romance, a gente tem a impressão de que o filme vai focar apenas na Hanna, no Michael e nas leituras, mas depois as coisas mudam tão de um jeito que eu nem senti as duas horas de filme. A temática envolve a Segunda Guerra Mundial, que eu gosto muito, e mostra como o orgulho e a vergonha podem mudar a vida de uma pessoa. É um filme lindíssimo e vale cada minuto. Destaque supérfluo para o David Kross que é lindo demais, haha.

Patrik 1.5

Sinopse: O casal gay Göran e Sven conseguiu permissão para adotar Patrik, um órfão sueco de um ano e seis meses. Mas quando o menino chega, ele não é bem o que eles esperavam. Houve um erro na idade do garoto, e os pais receberam um jovem homofóbico de 15 anos com um passado criminoso.

filme patrick 1.5

Assim que vi essa sinopse, decidi que assistiria esse filme. Primeiro porque ele é sueco e eu adoro os filmes suecos. Segundo pela temática em si. Eu pensei que a homofobia do Patrik seria pesada e violenta por culpa dessa sinopse tendenciosa, mas na verdade é um filme tranquilo sem nenhuma agressão explícita. Patrik 1.5 é de uma delicadeza linda, com detalhes sutis e grandes atuações. Eu não sei se o Gustaf Skarsgård (Göran) é gay de verdade, se ele não for acho que ele precisa rever a opção sexual dele, haha. A atuação é impecável. O Patrik parece marrento, mas é aquela coisa de filme, sabe? Por dentro é um doce de menino. Patrick 1.5 é outro filme que vale cada pedacinho, cada cena.

O Substituto

Sinopse: Henry Barthes é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto - nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma profissão perfeita para alguém que busca se esconder ao ar livre. Quando uma nova missão o coloca numa decante escola pública, o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva.


filme o substituto

O Adrien (O pianista? Camisa de força?) é um dos meus atores favoritos e isso contribuiu em 50% na decisão de ver ou não esse filme. Ainda bem, viu? É lindo e melancólico, do jeito que eu gosto (#depressiva). O título brasileiro condiz com a historia, mas acho meio capenga, gosto mais do original “Detachment” (desapego, indiferença). O Henry não é aquele professor que vai salvar todo mundo dos seus problemas existenciais e demais picuinhas, como fica claro em um dos acontecimentos do filme, mas consegue tocar algumas pessoas e para elas, ele faz toda a diferença. É um filme reflexivo. Eu fiquei tristinha quando acabou, mas também senti que fazer o bem é do bem e ajudar o outro quando a gente pode é uma ideia genialíssima. Apenas assistam.

Clube dos Cinco

Sinopse: Em virtude de terem cometido pequenos delitos, cinco adolescentes são confinados no colégio em um sábado, tendo de escrever uma redação de mil palavras sobre o que eles pensam de si mesmos. Apesar de serem pessoas bem diferentes, enquanto o dia transcorre passam a aceitar uns aos outros e várias confissões são feitas entre eles.


filme clube dos cinco

Há quem diga que esse filme passava na Sessão da Tarde, mas eu nunca tinha visto, sequer tinha ouvido falar dele,e olha que nesses meus 22 anos, 12 foram vividos assistindo Sessão da Tarde (assisto até hoje). Clube dos Cinco é um filme para desencanar e descontrair. É engraçado e bonitinho em diferentes momentos e eu fiquei amando a Allison (sempre prefiro os estranhos e rejeitados). São adolescentes de diferentes panelinhas: a estranha, a patricinha, o nerd, o bagunceiro e o atleta, mas no fim todos acabam amigos por um dia, dividindo conflitos e alegrias. Pegue a pipoquinha e se divirta.

Estômago

Sinopse: Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).

filme estômago

Algumas pessoas tem pé atrás com o cinema nacional, mas eu normalmente gosto (óbvio que tem algumas porcarias também). Estômago é um dos grandes achados que eu negligenciei por algum tempo, sem me interessar muito e me arrependi. Apesar da sinopse não mencionar, metade do filme se passa na prisão, nesse ponto é meio “clichê nacional”. A outra metade só mostra comida, haha, para quem gosta de coxinha então, ixi, vai dar vontade de comer, viu? No geral, é um filme “inesperável” com um final surpreendentemente intrigante e... engraçado. Vocês vão me chamar de urubu por ter achado o final engraçado, hahaha, mas “irônico” não descreve a situação simplesmente porque não há ironia nenhuma. Só merecimento. Deixei vocês curiosos? Deixei, né? Eu sei. Vale assistir, viu? Nem só de galãs vive o cinema nacional.

A viagem de Chihiro

Sinopse: Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber através de seus pais que estarão mudando de cidade ela fica furiosa, sem fazer nenhum esforço para esconder sua raiva. Em meio a lembranças de seus amigos que terá que deixar, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade onde irão morar, indo parar defronte um túnel aparentemente sem fim que é guardado por uma estranha estátua. Curiosos, os pais de Chihiro decidem entrar no túnel. Apesar dos pedidos para voltarem ao carro, Chihiro acaba seguindo junto com eles para descobrir que ele leva a um mundo aparentemente deserto, onde existe uma cidade sem nenhum habitante. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível em uma das casas, enquanto que a própria Chihiro decide explorar um pouco a cidade. Entretanto, logo ela encontra com Haku, um garoto que lhe diz para ir embora da cidade o mais rápido possível. Ao reencontrar seus pais, Chihiro fica surpresa ao ver que eles se transformaram em gigantescos porcos, enquanto que misteriosos seres começam a surgir do nada. É o início da jornada de Chihiro em um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, no qual humanos não são bem-vindos.

animação filme a viagem de chihiro

Tenho certeza que muita gente que viu esse filme ficou com cara de WTF? por um bom tempo. Eu inclusive, haha, mas coloquei a culpa no folclore japonês por eu não ter entendido algumas coisas. Eu gostei muito dessa animação, aliás animação é uma coisa que dificilmente dá errado, ela te deixa meio alegre apesar de um pouco confuso. É meio Alice no País das Maravilhas, sabe? Algumas cenas são complexas, o que justifica a classificação 16 anos e o fato de que nem todas os desenhos são para crianças. Como eu disse antes, os estranhos sempre são meus favoritos, e aqui não foi diferente: o Sem Rosto é o preferido entre todas as personagens. Um fantasma/espírito/whatever gentil e bonzinho, como não amar? Um ponto que chama a atenção nessa animação é que os pais precisam dizer não para seus filhos, para que eles não sejam mimados como a Chihiro. Gente, que menina nojenta, tsc. Mas sim, ela melhora rapidinho. A viagem de Chihiro é alegre, estranho, romântico e bonitinho e é óbvio que vocês não precisam de mais adjetivos para se convencerem de assistir porque qualquer coisa que seja alegre, estranho, romântico e bonitinho vale a pena ser visto.

E essa é minha sofrida seleção (ah, 60% de mim quer fazer uma segunda parte daqui a algum tempo) de filmes maravilhosos. Vocês já conheciam? Quais já assistiram? Também aceito indicações, viu?

37 comentários:

  1. Eu só não vi Patrick 1.5 e a Viagem de Chihiro, aliás, parabéns pela lista, ótimas indicações. Se você ainda não assistiu Meu Amigo Totoro, assista, é lindo e doce, do mesmo roteirista e diretor de Viagem de Chihiro. Acho que da sua lista, o filme que mais me surpreendeu é O Substituto, eu adoro filmes sobre professores, outro bom é Escritores da Liberdade, mas não faz a mesma linha. Acho a história do Henry muito muito triste, fiquei com um apertãozinho no peito quando ele diz que não tem humor, é tão obvio mas ele mesmo admitir é tão deprimente. :~

    Enfim, sou a favor da segunda parte da seleção, por favor. ;D

    ResponderExcluir
  2. Gabi que delícia de post! Veio super numa hora boa pois eu estava mesmo buscando novos bons filmes para ver. "O Leitor" foi uma boa lembrança pois eu li o livro e fiquei de ver o filme mas até agora nada. Clube dos Cinco eu adoro, e foi o único da lista que assisti. De resto quero ver tudo!

    (e eu tbem sou a favor da segunda parte da seleção!)

    ResponderExcluir
  3. Ah, gostaria de ver Patrick 1.5 e O Substituto. Adorei o post, sou grudada em filmes. Não sei se vc já assistiu, mas como gosto muito do Edgar Allan Poe, esse filme é show, "O CORVO" onde John Cusak faz o Poe, nos seus últimos dia.O filme narra a história de um assassino em série que resolveu usar os contos de Poe como inspiração. Se não assistiu e gosta de um bom suspense veja este! Beijosss

    ResponderExcluir
  4. Achei o máximo as indicações. Não assisti nenhum deles, e olha que eu assisto muitos filmes!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amo posts assim, considero um achado! Principalmente porque não assisti nenhum filme dessa lista :D Já anotando aqui o//
    Obs.: adicionei você no last ;)

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Dessa lista, só assisti O Leitor. Vou checar os outros depois! :)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Terminei de ler esse post me achando uma ignorante no quesito cinema. Não assisti nenhum desses filmes, pode? Absurdo!

    ResponderExcluir
  8. Oii Gabi, mais um lay muito bonito :)
    Não conhecia quase nenhum, adorei as dicas,vou assistir quando puder

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro muito você, sério. Vi só O Leitor dessa lista <3, porém a maioria dos outros já tão na listinha dos que quero ver. Obrigada pelo post lindo e espero que venham muitos outros com essa qualidade toda. Tu é uma linda, visse?

    ResponderExcluir
  10. (Dei a louca aqui e jurei que iam ser 5 filmes, acho que porque é normal esse tipo de post ser "5", né... aí chegou no último e eu fiquei confusa e voltei pra contar quantas indicações foram, aí que vi que cê num tinha dado número AHAHAHAH)

    Clube dos cinco <3 Minha amiga me indicou esse filme porque falou que a Allison parecia comigo haha Você não é a única a gostar mais das estranhas, eu realmente me identifiquei muito com ela. (Só eu odiei a transformação dela? argh! me lembrou muito meus traumas de escola.)

    Tô com Chihiro no pc pra ver faz teeeempo, cê me animou a assistir. Ghibli é amor é vida <3
    Também me interessei muito pelo Patrik 1.5, vou procurar com certeza.

    E você gosta de Incubussssss <333 sua linda! toma abraço por isso ahahah

    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ótima indicações. rs. O único que já assisti foi O Clube das cinco. Fiquei curiosa para assistir o leitor. Quando eu tiver tempo vou assistir. Vou esperar a segunda parte, rs. Beijoos
    http://bloguinhodaspatricinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gabiii, adorei o post. Nossa, fazia tempo que eu não passava aqui. Menina, sou igual a você! Eu fico horas no filmow stalkeando filmes pra assistir, principalmente agora, nas férias da faculdade. Tenho assistido dois filmes por noite e estou amando. Tô seguindo minha lista de "quero ver" hahaha. Ainda não assisti nenhum desses que você indicou, mas to ameaçando ver o clube dos cinco há uma semana. Quando assistir, venho aqui pra comentar contigo. Beijão!

    ResponderExcluir
  13. Nossa, lembro de ver "A viagem de Chihiro" quando era pequena com meu irmão.. Eu meio que tinha medo kkkkkkkk
    Ótimas as indicações!
    Beijos!

    fantasiand-o.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que desses, só não assisti o Patrik 1,5 (e fiquei super curiosa, já estou procurando por aqui). Gostei demais do Detachment e d'O Leitor. Estômago é um ótimo filme nacional e o final é surreal (e um pouco engraçado sim...rs...).

    ResponderExcluir
  15. Ainda não assistir nenhum. Alias, tem muito tempo que não vejo um filme novo. "_"

    Ótimas resenhas. Bjão

    ResponderExcluir
  16. A viagem de Chihiro e O leitor, são perfeitos. Os outros ainda não assisti, mas achei pelo que já ouvi falar. Parecem ser ótimas indicações!

    Beijinhos
    http://www.vendesecadeiras.com/

    ResponderExcluir
  17. Desses, conheço O Leitor e O Substituto, e ambos realmente valem à pena. Que eu me lembre, O Leitor costumava passar muito no MGM (tenho quase certeza que era o MGM), e a Megapix tem gosto por passar O Substituto uma vez ou outra. Quanto aos demais, vou procurar assistir. (:

    http://tracerizar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Clube dos Cinco é amor, meu deus! Muito bom (: Acho que vou baixar aqui o O Substituto!

    ResponderExcluir
  19. Tenho O Leitor aqui no meu note mas fico com preguiça de assistir. Descobri essa semana que ele é uma adaptação de um livro e, assim como tu, nunca ouvi falar em nenhum dos dois (apesar de ter o filme aqui, peguei ele com o meu irmão e fora isso não os vejo em lugar algum).
    O Substituto é amor verdadeiro. Conheci ele como Desapego, esses dias fui procurar no Filmow por ele KD FILME? Realmente condiz mais com a história, mas Desapego/Indiferença é bem mais legal (minha mãe assistiu esses dias e adorou). Ah, preciso falar também que eu adoro a Erica... ela é muito bonitinha e queria que eles tivesse um romance. Ok.
    Nunca ouvi falar nesse tal de Estômago, fiquei interessada mas sei que não vou assistir, me conheço!

    ResponderExcluir
  20. Adorei passar aqui para conhecer o seu blog, eu já nem me lembro de assistir assim um bom filme assim bem tranquila, ai que saudade de assistir, gostei das dicas !
    Estou seguindo blog!
    Bj

    mundodeariel.blogspot.com/
    www.facebook.com/meucantoomeumundoo

    ResponderExcluir
  21. Nunca assisti nenhum desses filmes, mas estou com O Leitor aqui para ver há tempos. Porém a lista é grande, mas tenho de vê-lo até o final do mês pelo menos.

    Gabi, que coisa linda está seu blog! (É até repetição dizer isso, porque ele sempre está lindo, mas né?) AMEI <3
    Tava com saudade daqui.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Me interessei muito pelos 3 primeiros filmes e não havia lido sobre eles ainda. O do menino homofóbico deve ser muito bom mesmo, quero até saber como isso termina.

    Beijinhos!!
    Meios Dias Gastos
    Facebook

    ResponderExcluir
  23. querida, adoro essas dicas de filme nos blogs dos queridos, acho muito mais válido do que ler crítica profissional, a tua lista tá o máximo. amei "estômago" e há anos considero "a viagem de chiriro" como um dos filmes mais fofos que já vi de anime.

    abraço!

    ResponderExcluir
  24. eu sou um alienígena alienado por nunca ter assistido esses filmes. Vou começar desde já!
    O Clube dos Cinco é citado num filme recente que eu me amarrei "Pitch Perfect". Já assistiu? Tem toda uma história haver com esse filme.
    Pronto, já vou começar por esse! rss

    seu blog é um aconchego só. Clean e muito gostoso de estar. Vou dar umas voltas por aqui. Beijos :)

    lukas-presentedegrego.net

    ResponderExcluir
  25. Hahaa também faço isso, inclusive: sempre. Desde que descobri o filmow ficou meio impossível ver um filme, ou me interessar por um e não ir conferir lá no site pra ver se pode ser bom antes de baixá-lo, e se tem menos de quatro estrelas, a possibilidade de eu ver diminui, infelizmente.
    Eu também não tinha visto O Clube dos cinco na sessão da tarde, mas ele já está na minha lista dos que eu preciso ver há um tempinho, e o bom é que é bem curtinho, é amor.
    Um cara tinha me indicado A viagem de Chihiro há séculos, e eu ainda não vi, mas pelos comentários deve ser muito massa.
    Fiquei louca pra ver O Leitor, filmes que abordam a segunda guerra mundial: ♥
    Nossa, o que é a sinopse desse Patrik 1.5? Fiquei com vontade.

    ResponderExcluir
  26. Gabriela vou te fazer uma pergunta que não tem nada haver com o post por isso peço desculpas antecipado. Gostaria de saber como vc faz pra deixar a imagem do perfil grande igual tá no perfil do seu blog e deixa-la tipo 100% na sidebar igual tá a tua? Sei que vc não ensina tutoriais mais já procurei no Google e não encontrei tutorial falando sobre o assunto até encontrei como deixar a imagem grande mais como deixa-la 100% na sidebar nada até agora. Desde já agradeço e por favor não precisa publicar esse comentário, bjo.

    ResponderExcluir
  27. Acredita que ainda não assisti nenhum desses filmes? HAHA, e olha que até assisto bastante coisa! Se bem que esse ano tem sido um pouquinho difícil encontrar tempo em meio a trabalhos e estudos... Da sua lista, minha atenção ficou toda em "O Leitor" por motivos de Kate Winslet. Ela é uma atriz tão boa e versátil que é muito difícil não curtir um filme que ela faça. Vou começar por esse dessa sua lista! =*

    ResponderExcluir
  28. Boas indicações. Mas não assisti nenhum deles. Na verdade só conhecia de ouvir o Leitor. Sempre tive muita vontade de assisti-lo. Mas gostei de conhecer os outros. Vou anotá-los aqui. :)

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  29. adorei as indicações, quero assistir patrik 1.5 parece ser um bom filme, pela sinopse eu pensei que seria uma coisa bem violeta mas ainda bem que você explicou que é mais light :D

    ResponderExcluir
  30. Menina! Ainda não vi esses filmes! Mas são tantos filmes bons né... Gostei muito das dicas, vou aproveitá-las!

    ResponderExcluir
  31. Assisti pela primeira vez "A Viagem de Chihiro" esse ano e amei. Entendo algumas pessoas acharem confuso, mas achei bem fácil de gostar e compreender e ó que meu conhecimento em cultura japonesa é nulo. Também amo "Estômago" e "O Leitor". "Clube dos Cinco" é um dos meus filmes preferidos, tanto que eu fiz um post pra ele no blog e eu acho ele tudo, menos um filme de colegial normal. http://www.paleseptember.com/2013/03/04/the-breakfast-club/

    Quero muito assistir Patrick 1.5. Me interessou demais. :) E ó, ótimos filmes que você escolheu!

    Pale September

    ResponderExcluir
  32. Poxa, ainda não vi nenhum desses, mas gostei das indicações.
    Me vistem gente: http://30invernos.blogspot.com.br/

    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Po, nunca assisti nenhum desses.
    Recentemente fiz meu cadastro no filmow, marquei alguns filmes que eu já vi... Mas ainda não entendi muito bem qual a utilidade prática disso, como que usa e tal.

    ResponderExcluir
  34. Adorei as indicações, principalmente do filme Estômago, adoro filmes com comida rsrs

    ResponderExcluir
  35. A viagem de Chihiro eu amei tanto que comprei, hehe
    Me encantei com a estranheza toda do filme, e, cara, eu realmente não vejo a Chihiro como uma menina mimada não. Acho que ela é muito medrosa e que os pais são meio dementes, sabe? Digo, no início do filme tive várias vezes a sensação de que eles não ligavam muito para a pobrezinha...
    Enfim, mas adorei a sua lista, já anotei as sugestões para os que ainda não vi e expulsar as aranhazinhas que estão povoando meu Filmow :)

    ResponderExcluir

♥ Você pode comentar usando apenas seu Nome e Url: selecione a opção no menu suspenso "comentar como".

♥ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para mim.
Volte sempre!

 
© 2009 - 2016 . todos os direitos reservados