um blog de inspirações e expirações

22.1.13

uma retrospectiva que veio de ré

Acho que tenho dom para títulos bizarros, haha, mas é que janeiro já quase no fim (JÁ?!) e eu nada de falar sobre o que li em 2012. Antes tarde do que nunca, certo?
Ano passado li 41 livros, e sei que é bem mais que muito brasileiro por aí, mas eu queria ter lido mais (o que a psicologia diria desse desejo de me provar culta sabe-Deus-para-quem, hã?). Tanto queria, que para esse ano inventei de ler a lista dos 100 melhores livros que o The Guardian fez. Não sei que critério foi escolhido para eleger esses títulos como melhores, mas fiquei meio com o pé atrás depois que fui olhando as páginas dos livros no Skoob e vi que tantos deles receberam poucas estrelas. Desculpa mundo, julgo pelas estrelas (a culpa é delas, haha, beijo John Green). E ainda há os outros que vou colocando na frente da lista. Ou seja: 90% de mim tem certeza absoluta de que não vou terminar essa lista esse ano, mesmo já tendo lido um ou dois (foram só um ou dois mesmo.) Mas desistir não, sejamos honrados, vamos até o fim. 

Voltando ao livro aberto em cima da mesa, em 2012 li estes bonitos aqui (por ordem de leitura):

Janeiro - Agosto

O diário de Laura Palmer foi o pior do ano. Que coisa horrorosa, viu? É como se fosse um Eu, Christiane F, treze anos, drogada e prostituída..., só que muito ruim. Quando viajei para casa, em dezembro de 2011, fiquei panguando na Laselva do aeroporto Guarulhos esperando a hora do voo e claro que eu tinha que ficar de olho em alguma coisa: Questões do Coração e Um dia. Queria os dois, mas estavam R$39,90 e R$45,90, respectivamente. Eu achei muito caro e acabei deixando para lá. Ao longo do ano, tive a chance de tê-los e agora eles estão encalhados na estante. Ainda bem que não os comprei naquela época, sinceramente, não valem esses preços. Um dia não é nem de longe essa beleza toda. E que esculhambação foi aquela historia da bicicleta? Prefiro que nem lembrar. Laços de Família e Drácula li por causa do Clube do Livro (grupo no facebook), e foram uma grata surpresa. Gostei bastante de O gato preto, adotei para a vida: preciso ler mais Edgar Allan Poe. 

Setembro-Dezembro
os livros que li em 2012

Teve a biografia da Led, que falei aqui, A culpa é das estrelas para sempre apaixonando as mocinhas (e mocinhos) pelo Augustus Waters, Lolita que me deu uma dor de cabeça, mas que acabei terminando e gostando (aqui e aqui). 50 tons de cinza e 50 tons mais escuros (o 3º livro eu não tive saco para terminar, abandonei): juro que já nas primeiras páginas eu lembrei de Crepúsculo, não há como não associar, é a mesma escrita. A E. L. James é fã mesmo porque começou até a escrever igual (inclusive usando a fórmula de mocinha inocente e atrapalhada que exala feromônios + mocinho lindo e rico escondedor de segredos que também exala feromônios). E sim, eu prefiro a Saga Crepúsculo a 50 tons de cinza (que ainda por cima faz com que os meus amigos me zoem por associarem ao blog -.-) Também li a trilogia Millenium que não deixa possibilidade alguma de criatura viva não gostar. Anna e o beijo francês, Belo desastre, O céu está em todo lugar e As vantagens de ser invisível foram surpresas boas porque comecei desinteressada e se mostraram livros leves e bons. E também teve minha cota anual de Gabo: O amor nos tempos do cólera, que grifei feito uma louca. Gabriel García Márquez é muito amor num escritor só. 

E chega. Não dá para comentar de um em um.
Mas repito: achei tão pouquinho... Ah, me internem.

20 comentários:

  1. 41 é muita coisa! :)
    Eu não cheguei a contar quantos livros li em 2012... Mas posso dizer que foram poucos...
    Mas em compensação livros infantis... li mais de 130 hehehehe
    Eu trabalho em uma editora infantil, então... é muita histórinha. :)

    Fora isso, li vááários livros da Agatha Christie e jogos vorazes.
    É pouco não é? :(

    http://chaparadois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amei teu título bizarro...rsrsrs
    Você deve ser uma ótima escritora, acho que o mais difícil é criar títulos para as coisas, eu não sei definir nem a mim...rsrs

    Indica o melhor aí pra gente, vai?

    ResponderExcluir
  3. Eu também não contei quantos livros li =/
    Mas adorei alguns desses!!
    Tem meme pra você lá no blog.

    http://4demarco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. 41 é um excelente número, mas a gente sempre fica querendo mais e mais, né? Super te entendo...

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais temos, mais queremos e quanto mais lemos, mais ficaram encalhados na estante. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Uau!!
    Não vou nem dizer quantos eu consegui ler, pq fico até com vergonha, hahahaha.
    Li alguns da tua lista e outros estou desejando. Bom saber que " Um Dia" pode não ser tudo isso que pintaram. Talvez eu não gaste com ele e consiga na biblioteca, hehehehe.
    Por falar em literatura, tem selinho pra ti lá no blog ;)

    Bejus

    ResponderExcluir
  7. Li só 40 em 2012, e dos que você leu eu li A menina que não sabia ler, Laços de Família e Um dia, e Um dia não é mesmo aquilo que eu esperava. E a história da bicicleta foi uma palhaçada mesmo.

    Obrigada por me mandar o código, ainda vou precisar, estou com um projeto e o seu template veio na hora certa rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Não faço a ideia de quantos livros li esse ano, mas deve ter sido bastante também. Acho que vou começar a contar e anotar os nomes. Você leu bastante! Nunca li Poe, mas tenho um livro dele aqui a espera como muitos outros. Preciso lê-lo o mais rápido possível!

    ResponderExcluir
  9. "Pouquinhos livros"?? Meniiiiina, te admiro sabia?! Eu queria ler livros, mas ou não tenho grana pra comprar (detesto ler online) ou não tenho tempo por conta da faculdade...=*
    Que legaal tu ler tantos livros assim, e tá certa em ser culta, não precisa provar pra ninguém mas pra ti isso é óóótimo! XD

    Beeijos amore
    www.blogmymemories.com

    ResponderExcluir
  10. Queria eu ter o dom para títulos bizarros assim! hahaha
    Ah, Gabi, 41 livros tá ótimo pra um ano. Se eu não fosse tão aérea, tenho certeza que teria lido tantos - ou mais - mas né? Sou muito, muito aérea, e me distraio facilmente. Estou lendo o tal livro, e começo a olhar pra um ponto imaginário, fixo, e divagar sobre. Aí passam-se as horas e vou terminar a leitura só Deus sabe quando. É.
    Ah, você leu Drácula! Estou louca de vontade de lê-lo (e foi o que mais me chamou atenção na lista, haha). Quem sabe eu consigo ainda esse ano?
    Kissu de abacaxi :*

    ResponderExcluir
  11. E você leu A Insustentável Leveza do Ser também? Gabi, pelamordecristosanto, sou completamente e irrevogavelmente apaixonada por esse livro. É meu preferido dos preferidos. ♥
    (e sim, eu tive de comentar novamente apenas para dizer isso, haha)

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ah Gabi, eu adorei o livro Um Dia. =)) Já as séries do "50 tons" nem tive saco para começar.

    Mas o último livro que me deixou assim mei de boca aberta foi "Quando Nietzsche chorou" Meodels nem tenho palavras para comentar. Bom demais. Me ajudou aí por uns três anos de terapia, ha ha :P

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ah, e como a Mia aí de cima comentou, esse A Insustentável leveza do ser parece ser incrível tbm, comecei ler a pouco tempo, mas já estou encantada :)

    ResponderExcluir
  17. Uau, Gabriela, você leu bastante!

    Eu digo que ler é um vício e tem pessoas que me acham louca, dá pra acreditar? É aquela situação de sempre: quanto mais a gente lê, mais agente quer ler!

    Gostei das suas leituras, já li boa parte desses. Mas, como boa maníaca que sou, espero que nós duas consigamos ler bem mais esse ano! haha

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  18. Leu bastaaaante! Primeira vez por aqui e já gostei! Leitura tem dessas coisas... uns adoramos, outros lemos só de raiva, enfim!
    Faz parte e continua muito bom!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  19. Eu fico com vergonha quando vejo que li tão pouco, mas não consigo ler tantos livros, você leu bastante pra mim, vou pegar algumas dicas.

    bjoks

    ResponderExcluir
  20. Fui lá ler seu comentário sobre A culpa é das estrelas - que estou lendo - e acho que vou chorar quando acabar pelo que disse, já me emocionei só de ler você falando, acredita?

    Bjs

    ResponderExcluir

♥ Você pode comentar usando apenas seu Nome e Url: selecione a opção no menu suspenso "comentar como".

♥ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para mim.
Volte sempre!

 
© 2009 - 2016 . todos os direitos reservados