um blog de inspirações e expirações

22.12.12

gramofone: para gostar de música nacional #1

daqui

Dadaísmo tupiniquim

Se ela me segue aonde quer que eu vá
Realizando nostalgias

Não consigo dizer se é bom ou mau
Pode ser que eu tenha te deixado pra trásO amanhã é pouco pra dizer que é só ilusão

A minha pele tem o fogo do juízo final
Eu nem sinto meus pés no chão
Vou ficar parado com você

Lutar por algo que não será meu
É a vista que os meus olhos querem ter sem precisar procurar
Porque nada é em vão


Não, isso não é sério. Desisti de fazer poesias há muito anos atrás, depois de ter feito uma que ficou horrível. Simplesmente parei com essa vida. Esse poeminha que não faz sentido algum (por isso “dadaísmo”) foi feito a partir de frases de algumas músicas que eu gosto bastante, escritas e recortadas em tiras de papel, que eu sorteava de dentro de uma sacola. Segui – mais ou menos – a receita e foi isso que saiu.
A única finalidade dele é usar como apresentação para a playlist de músicas nacionais, porque nós precisamos gostar de música nacional. Não sei se é dificuldade só minha, mas acho extremamente complicado descobrir e gostar de banda brasileira; não importa se eu passo horas no LastFm procurando, não encontro nada que preste. Acabo ouvindo muito mais as internacionais. Claro que existe músicas brasileiras boas, elas estão por aí, só que sem GPS: não me encontraram ainda. E esse desencontro faz com que eu esteja sempre carente de batuques do novo mundo.
Essa playlist inaugura o “gramofone” e traz um pequena-quase-invisível amostra do que eu gosto de ouvir, ao mesmo tempo em que imploro encarecidamente que você sugira alguma banda/cantor(a)/artista nacional que merece ser ouvido nos comentários.
Música internacional é ótima, mas música brasileira sempre terá cadeira cativa no meu amor musical.


17 comentários:

  1. Ahh sinto essa mesma dificuldade. De nacional gosto apenas de Cazuza, Renato Russo, Cássia Eller e Capital Inicial. Acho que é difícil encontrar música brasileira boa nos dias de hoje.
    Gostei da playlist.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  2. Engrosso a fila dos que acreditam que devemos gostar de música nacional, mas que pra isso há que se produzir música boa, de qualidade! Abraço e obrigada pela playlist.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a poesia. Quando eu tiver uma câmera boa (para filmar), pretendo gravar um curta dadaísta. Sortear os eventos e deixar o filme ser uma poesia sem sentido.
    A gente valoriza muito pouco a música brasileira. Existem ótimos músicos no nosso país, mas são ofuscados pelos internacionais.

    Adoro a Clarice Falcão, Tiê e e a Nana (essa nana: http://www.youtube.com/watch?v=KwkeWk8dyag). Gosto de música "fofinha" nacional haha

    ResponderExcluir
  4. Oii Gabi, tens razão.. E Zeca Baleiro é uma ótima pedida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sabonetes... muito bom! Eu amo o som dos caras. :)

    Maglore, sem comparações. (pensando bem, acho o ritmo deles parecido com os lindos Los Hermanos).

    Gostei da playlist! :)

    Abraços,
    "a stalker do skoob", haha.

    ResponderExcluir
  6. Ahh, a música brasileira tem uma dificuldade danada pra me conquistar. Só curto mesmo as músicas da Pitty (as antigas), de Legião Urbana (algumas), de Cazuza (algumas também) e de Los Hermanos.
    Beijos

    Garota de All Star

    ResponderExcluir
  7. Adorei a playlist! Infelizmente tenho o mesmo problema, gosto de músicas nacionais mas custo a achar artistas que valem a pena!

    Estou ansiosa pelos próximos gramofones!

    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  8. Adoro pelo menos seis das músicas da sua playlist! E também tenho um pouco dessa dificuldade, não sei bem se posso chamar assim, para com a música brasileira. Também acabo escutando muito mais música internacional. E pra completar a ideia não consegui pensar em alguém bom da nova era pra te indicar... vejamos... bah, não me vem! Fico sempre com engenheiros do hawaii, skank, ira... não? Eu sei, é batido, é velho, mas amo. Hahaha!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei do poeminha, haha. E a playlist ficou ótima!!
    Beijinhos :3

    Am
    http://www.vinteepoucos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Cara eu tmb sinto essa dificuldade de escultar música nacional, gosto muito de Kid Abelha,Los Hermanos,Paralamas e por ai vai mais a realidade é que ultimamente tnh ouvido quase nada de música tanto a nacional qnt a made importada gosto muito de ouvir rádio FM muito mais do que ouvir música pelo CD.
    BjoO sua linda vc sempre arrasando nos posts!

    ResponderExcluir
  11. Gabi gostaria que vc me enviasse o teu e-mail estou precisando de um favor e qr falar com vc, aguardo.
    BjoO!

    ResponderExcluir
  12. Até hoje não sei como achei seu blog. Mas confesso que desde então passei a acessar quase todos os dias, mesmo sem nunca ter comentado em nada. ótimo blog, e por sinal muito bem feito, Parabéns Gabriela. Abraço.

    http://saralupeti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia da poesia! Com poesia sou péssima, pareço uma criança de 5 anos fazendo versinhos chinfrim.
    Juro para você, há um semestre atrás eu não ouvia praticamente nenhuma música brasileira. Tenho músicas russas, francesas, japonesas, coreanas, espanholas, em inglês, mas não tinha nadica de brazuca. Então decidi sair dessa vida e procurar umas bandas e cantores legais. Hoje, tenho um bocado de músicas brasileiras. Vou dar uma olhada no seu playlist! Ficou super feliz quando alguém faz uma com músicas brasileiras.

    ResponderExcluir
  14. Sééério? Faz tantos anos que ouço mais musica nacional que internacional que nem sei explicar. Amo demais tanta coisa, inclusiva um monte que tá na sua playlist! hahah
    Indicaria várias que gosto, mas não conheço o teu gosto, aí fica complicado :)

    ResponderExcluir
  15. Ando tão desligada de música, tão focada no universo literário que, quando surge a oportunidade de uma playlist como essa, paro tudo que faço para apreciar e conhecer. Sim, conhecer bastante. Obrigada por tal alívio, beijão!

    ResponderExcluir
  16. O seu intuito nesta playlist "gostar de música nacional" já foi um projeto que fiz em meu antigo blog, adooorei a suas escolhas. Amei, playlist ótima de se ouvir e ficar na sua página por horas.

    ResponderExcluir

♥ Você pode comentar usando apenas seu Nome e Url: selecione a opção no menu suspenso "comentar como".

♥ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para mim.
Volte sempre!

 
© 2009 - 2016 . todos os direitos reservados