um blog de inspirações e expirações

25.8.12

salve o amadorismo fotográfico

daqui

Hoje mais cedo fuçando pelos blogs da vida me deparei com um texto que tinha tudo para terminar bem, mas no final deu merda. Ca-gou. O início era sobre escolhas de carreira profissional, até aí tudo bem, nada mais normal do que tremer as pernas a la vara-verde-com-Parkinson diante dessa decisão, afinal é o futuro da gente, não é mesmo? Eu mesma bobeei bastante até cair de paraquedas em Odontologia. O problema do texto foi o desenrolar. A pessoa disse que já há alguns anos quer ser fotógrafa, nada errado, bonito até, mas ela fez um comentário infeliz sobre os “fotógrafos de internet”. E olha, eu digo infeliz para ser gentil e usar a educação que mamãe ralou para me transmitir. Infeliz porque o texto dizia que quanto mais a gente fuça na internet, mas encontra gente que se acha o máximo e se sente O fotógrafo só porque aprendeu a fazer um efeito macro, e que deveriam parar de se intitular fotógrafos, porque só com um diploma isso poderia ser dito. Agora me diga, que outra palavra eu posso empregar para descrever esse texto senão infeliz? 

Não chego nem perto de ser sequer uma fotógrafa amadora, muito menos me atrevo a dizer que isso é um hobby para mim, eu nem mesmo tenho uma câmera, certo? Eu sou essa fotógrafa de internet que fotografa com o celular, observe você que sacrilégio, não?! Eu tiro uma foto quando vejo algo bonito e não quero perder, e de forma alguma vou concordar com o li naquele texto. Como explicar para todas essas pessoas talentosas que tem a fotografia como hobby e que alimentam blogs lindos e flickrs de babar que elas não podem ter sensibilidade para fotografar simplesmente por que não tem um diploma? Elas não podem se autointitular fotógrafas por que isso é uma falta de respeito com quem é fotógrafo profissional? Claro que não. É óbvio que não. Talento não vem com o diploma e jamais vai depender de um. Antes fotógrafo de internet com visões encantadoras e fotos visivelmente incríveis do que ser um profissional diplomado com fotografias medíocres. Óbvio que não estou contestando quem é profissional, é basicamente o oposto: a ausência de um diploma não diminui o talento, a sensibilidade e o sentimento pela arte. 

Meia-hora de vida longa aos fotógrafos de internet!

15 comentários:

  1. Deu pena da pessoa que pensa assim tão pequeno. E um "Viva!" aos fotógrafos de internet, heheheh...

    Bejus

    ResponderExcluir
  2. Bom, nem toda a gente se pode dar ao luxo de dizer que é fotografo. É aquela velha história "cada macaco no seu galho."

    Eu gosto de tirar fotografias (a maior parte com o telemóvel), mas sei que estou bem longe de virar fotografo. De qualquer se se gosta, se se é bom ou mau deixa de importar não é? (:

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Nunca pensei nessa coisa de precisar de diploma para ser fotógrafo justamente porque pra mim, fotografia é arte. E pensar assim seria o mesmo que dizer que para ser pintor ou desenhista é preciso ter diploma. E onde fica o talento?

    Eu me considero fotógrafa, mas amadora. E acredito que para ser considerada profissional, tudo que tenho que fazer é investir, testar e treinar para melhorar os meus resultados. É assim que tudo começa.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Essa pessoa foi extremamente infeliz ao dizer isso.
    Que maluca!

    A fotografia, assim como a música, a literatura são ditadas pelo sentimento. As técnicas são importantes, mas o olhar afinado pra ver as bunitezas do mundo não se aprendem em um período de tempo dentro de uma faculdade.
    Ainda bem que existem os fotografos de internet. Graças a eles a gente pode ver coisas desse mundo que estão além de nosso quintal.

    Beijo,
    sim o diálogo foi real.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você. Não é o diploma que torna alguém bom ou não naquilo. Conheço pessoas que se formam faltando aulas, colocando em provas, se escorando em colegas. E ai? Quem gosta de fotografar, se esforça para aprender a usar a câmera, o celular, para encontrar os melhores ângulos, mostrar por meio de fotografias sua visão de mundo, é fotógrafo sim. Minha mãe já trabalhou omo costureira, mas não tem diploma de corte e costura, então ela fazia o quê? Coloca tecidos?

    ResponderExcluir
  6. Acho que há muitas pessoas que nem diploma tem e conseguem tirar fotos exuberantes. Acho que é tudo uma questão de sensibilidade. Concordo com o teu texto.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Mas que comentáriozinho infeliz, hein? ¬_¬ Que pessoa de alma pequena! Provavelmente ela e uma profissional do ramo inconformada de não ter "o saber" sobre a fotografia. haha

    Porém, não tiro a razão total dela... Explico: todos somos fotógrafos, como muita gente é maquiador, escritor, etc, etc. Mas é ai que entra o termo PROFISSIONAL, aquela pessoa que vive disso e tal.

    Quanto às pessoas que gostam de fotografar, não tem melhor nem pior, afinal, as câmeras em celulares estão ai pra incentivar as pessoas a registrarem seus momentos sem medo de ser feliz. ^^

    E viva às fotografias de 2 megapixels o/

    ResponderExcluir
  8. Acho um absurdo esse tipo de comentário. Ainda mais quando se trata de assuntos que envolvem sensibilidade, criatividade e expressão, coisas que não se adquirem numa faculdade.

    ResponderExcluir
  9. Acho muito lindo quem tira fotos. Realmente não precisa de diploma para ter sensibilidade. Adorei o post.
    Beijos flor

    ResponderExcluir
  10. Um viva a nós que fotografamos com nossos humildes celulares que não chegam nem perto de uma câmera semi profissional. Beijo

    ResponderExcluir
  11. Eu também nem chego perto de ser amadora, minha câmera é mega simples, não chega nem aos pés de uma semi-profissional. Mas eu gosto sim de tirar fotos com uma câmera de 12,0 megapixels, e com um celular de 0,3 megapixels, que mal tem nisso?
    Eu creio que não exista aula para ensinar a ter sensibilidade, não é?
    Beijo.
    http://www.thousandl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gabriela,
    Lendo o seu texto identifiquei nele comentários do meu, mas fico feliz em poder dizer que você entendeu tudo errado, eu não ofendi ninguém que tira fotos por hobby, que tira fotos por profissão, que tem flickr, fotolog ou instagram.
    Em nenhum momento eu falei de resolução de câmeras, de falta de sensibilidade. Nem ninguém precisava parar de fotografar. Eu disse que todas as pessoas hoje estão batendo no peito e se auto-intitulando fotógrafos. Reconheci no próprio texto que existem ótimos fotógrafos "de internet" e eles sim, tem o direito de bater no peito e dizer que tem o dom de fotografar. Citei no fim do texto Aldinha, Larissa (que além de publicar fotos na internet tem isso como profissão) e conheço outras como Melina, e outros tantos que encontro no lomography, um site de fotografia que eu adoro. Mas as pessoas que existem aos montes na internet, que batem no peito e se dizem fotógrafos que estão desmerecendo a profissão, quem faz da fotografia dinheiro, sustento.
    Quanto ao diploma, eu devia ter deixado isso mais claro. Como causou confusão!
    Eu disse que para nivelar todas as pessoas que se acham o máximo sem ser, e as pessoas que realmente são o máximo devia existir um diploma, um selo, um reconhecimento parsa separar o joio do trigo e colocar em seu lugar quem ~se acha~, sem ser. Foi uma "brincadeira"! Claro que eu não exijo de ninguém ter um diploma para ter um instagram ou um flickr! Quando li isso não acreditei que alguém pudesse ter levado para esse lado porque imagine o quão impossível seria cobrar um diploma de todo mundo que quer tirar uma foto!!
    Quando li meu texto, ao terminar de escrevê-lo pensei que alguém fosse entender errado, porque sempre tem alguém que acha que eu coloquei todo mundo no mesmo balaio por isso fiz os blockquotes. Me admira ter causado tanto desentendimento. Só fico triste de não ter seu lido antes para deixar claro para todas as pessoas que comentaram o seu texto usando termos como "maluca" e "pessoa que pensa pequeno", e ainda sairam do seu blog achando que existe alguém nesse mundo que é contra os fotógrafos amadores =/ Mas talvez desfaça esse mal entendido em seus blogs.
    Só faço um pedido: no meu blog nunca vou fazer esse tipo de comentário. Nunca critiquei ninguém dessa maneira. Quando achar que leu outro texto meu nesse tom, por favor, deixe um comentário? É que as vezes a gente não sabe a interpretação dos leitores sobre um texto que você escreveu. =/

    ResponderExcluir
  13. Nossa!!! Falou tudo!!! Claro que para certas profissões é preciso ter diploma, mas fotografia é arte. e acho que para arte não é preciso de qualificação e sim de talento e sensibilidade

    ResponderExcluir
  14. Que post incrível flor, eu fiz jornalismo, tive 1 ano de aulas fajutas de fotografias, sim a gente ficava mais no laboratório revelando fotos(dos outros) do que tirando fotos pelo campos..."nossas fotos"ou seja isso não me faz uma fotografa eu tenho muito que aprender,na verdade aprender sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir

♥ Você pode comentar usando apenas seu Nome e Url: selecione a opção no menu suspenso "comentar como".

♥ Alguns comentários podem não ser aceitos, dependendo do cunho da mensagem. Seja gentil na blogosfera.

Obrigada por comentar. Sua visita e opinião são importantes para mim.
Volte sempre!

 
© 2009 - 2016 . todos os direitos reservados